quinta-feira, 20 de março de 2008


A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo continua sendo sinal de salvação e esperança.

segunda-feira, 17 de março de 2008


Prós e contras de algumas famosas dietas

• Atkins
Elaborada pelo médico americano Robert Atkins, proíbe os carboidratos e libera proteínas e gorduras. Mas a ingestão de gordura em excesso pode causar problemas cardíacos, diabete e câncer.

• Lua
Recomenda a ingestão exclusiva de líquidos — água, chá, suco, diet shakes — durante um dia inteiro na mudança da lua. Essa opção é carente de quase todos os nutrientes e, apesar de desintoxicar o organismo, não deve se estender por mais de um dia.

• Dean Ornish
Rival de Atkins, o cardiologista também americano indica a ingestão de carboidratos (pães e massas). A gordura, no caso, é a vilã. Mas a gordura também cumpre seu papel no organismo e não pode ser extinta do cardápio. Ela entra na formação dos neurônios e dos hormônios, por exemplo.

• Berverly Hills
Dieta da moda nos anos 80, consiste em refeições à base de frutas, como o abacaxi e o mamão, que ajudariam a queimar gorduras. As frutas contêm vitaminas, sais minerais e fibras, mas são pobres em proteínas, cálcio e ferro. Além disso, como está restrita a apenas um tipo de alimento, tem alto índice de desistência.

• Vigilantes do Peso e Dieta dos Pontos
Em ambos os casos, cada alimento vale certa quantidade de pontos. Pode-se comer até um determinado número de pontos por dia. Ambas possuem dois aspectos positivos: recomendam equilíbrio na alimentação e não proíbem nenhum item. O problema é quando se consomem todos os pontos em combinações erradas. Vale consultar um especialista para não enfrentar carências nutricionais.
fonte: http://saude.abril.com.br/especiais/obesidade/conteudo_138654.shtml