sexta-feira, 9 de maio de 2008

DIETA ACIMA DOS 40 ANOS

Por Isabelle Lindoteisabelle@bemleve.com.br

Quando somos crianças, sempre tem alguém dizendo que devemos comer com base na necessidade de nutrientes para crescermos fortes e saudáveis. Na adolescência, descobrimos novos sabores e é a fase em que mais se come bobagens. Na fase adulta, aprendemos a refinar o paladar e escolher o que colocar no prato não apenas de acordo com a vontade, mas com o conhecimento do que faz bem. Em cada fase da vida, é preciso prestar mais atenção à forma como nos alimentamos.Comer não deve ser um ato automático, como respirar ou caminhar. É preciso ter atenção ao que se ingere, a fim de evitar excessos que sobrecarreguem o organismo, seja de impurezas ou mesmo de vitaminas, e dosar os nutrientes para uma vida saudável. Por isso, a palavra dieta' não deve ser encarada como algo restritivo e de curta duração. A reeducação alimentar de hoje trará mais bem-estar no futuro: trata-se de uma evolução pessoal em busca de uma maior qualidade de vida.Entre os alimentos, muitos são aliados da boa forma e da saúde, e por conta disso podem constar na alimentação de crianças, adultos e idosos. São frutas, verduras, legumes, carnes e gorduras (sim, elas também são essenciais para uma boa nutrição) que fazem a diferença. Se tiver dúvidas a respeito de quanto consumir e do precisa fazer para ganhar mais disposição e equilíbrio orgânico, procure um nutricionista e esclareça-as. Essa é a melhor forma de sentir-se melhor consigo mesmo. Afinal, a gente é o que a gente come.
Aveia:Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e já é reconhecido pala agência americana de controle de alimentos e remédios (FDA) como redutor de risco de doenças cardíacas. A recomendação diária de consumo é de 40 gramas de farelo ou 60 de farinha.
Alho:Reduz a pressão arterial, protege o coração, diminui a taxa de colesterol ruim e aumenta a de colesterol bom (HDL). Sua capacidade de prevenir a aparição de tumores malignos já está sendo pesquisada. É recomendado o consumo de um dente por dia.
Azeite de oliva:Reduz o LDL. A substituição de manteigas e margarina por esse alimento pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. A quantidade recomendada é de quinze mililitros por dia.
Castanha-do-pará:Ganhou selo de redutor de doenças cardiorrespiratórias pela FDA. Com as mesmas propriedades podem ser mencionados a noz, o pistache e a amêndoa.Trinta gramas por dia são suficientes para uma saúde melhor.
Chá verde:Auxilia na prevenção de tumores malignos, doenças do coração e obesidade. A quantidade recomendada é de quatro a seis xícaras por dia.
Maçã:Ajuda a prevenir tumores malignos. Assim como todas as frutas, ela evita o aparecimento de doenças oculares e auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea. Cinco porções de frutas por dia é a quantidade ideal.
Peixes:Alguns peixes, como é o caso da sardinha, do salmão e do bacalhau são ricos em ômega 3. Por esse motivo, ajudam na prevenção de infartos e derrames. Os peixes em geral reduzem a probabilidade de dores provocadas por artrite, melhoram depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer. A recomendação é de pelo menos 180 gramas por semana.
Soja:Reduz o risco de doenças cardiovasculares, o nível de colesterol ruim, ameniza os incômodos da menopausa e previne câncer de mama e cólon. Por dia, deve-se consumir, 150 gramas.
Tomate:Ajuda na prevenção do câncer de próstata. Uma colher e meia de sopa por dia é o ideal.A ingestão semanal de dez colheres de molho de tomate ajuda a reduzir am até 50% o risco de mais de dez tipos de câncer, entre eles, o de próstata.
Vinho tinto ou suco de uva:A uva vermelha, componente do vinho tinto, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias prevenindo doenças do coração. A quantidade recomendada é dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
fonte: http://bemleve.feminice.com.br/dieta/dieta-acima-dos-40-anos/1057

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Tensão no pescoço some com exercícios simples, que você faz sozinho

Má postura e preocupações demais são as principais causas das dores .
O dia foi difícil. Seu corpo denuncia os músculos do pescoço estão travados e a dor tanta que mal dá para virar de lado. Esta é uma área muito sensível, além de ser pouco movimentada durante o dia , afirma o clínico geral Samir Rahme, professor da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (área do conhecimento que busca compreender e tratar o ser humano considerando sua relação com a natureza, sua vida emocional e sua individualidade).A seguir, ele explica porque a maioria das pessoas concentra uma carga de tensão tão alta na região do pescoço, dá dicas para aliviar o problema e ensina exercícios que você pode fazer no escritório mesmo.

Por que acumulamos tensão no pescoço? No pescoço, estão localizados vários músculos, entre os quais o esternocleidomastóide e o trapézio. Eles têm a função de movimentar a cabeça e mantê-la em posição vertical. Nossa cabeça é mantida numa atitude mental excessiva, além de permanecer numa postura quase estática, que levam a tensões e dores nessa região.
Quais são o vícios de postura que mais levam a isso? A postura mais viciada é, sem dúvida, ficar na frente de uma tela de computador por várias horas, com movimentos mínimos no pescoço. Isso combinado à má posição da coluna quando se senta. A dor se concentra na região da nuca, e não nas laterais, porque é aí onde estão os principais músculos de sustentação do pescoço. E qual a relação das emoções com essas dores? Quando maior a preocupação e o desanimo, maior a possibilidade de transferir as tensões para essa região. Nela está localizado o chacra laríngeo ou Vishudda Chacra. Trata-se de um centro de energia diretamente ligado à expressão pessoal. Ou seja, sempre que houver qualquer tipo de ansiedade relacionada à comunicação, é provável que o nível de tensão nesta área aumente. Que movimentos podem evitar estas dores? Alongamentos são a melhor forma de aliviar a tensão. Mas não adianta dar uma esticadinha só quando o pescoço já está todo dolorido. O melhor mesmo é transformar isso num hábito. Rotação do pescoço: Sente-se numa cadeira, mantendo pescoço, ombros e tronco retos. Primeiro, vire lentamente a cabeça para a direita. Volte à posição inicial e repita para o lado esquerdo. Faça o movimento 10 vezes para cada lado.
Flexão lateral do pescoço: Incline o pescoço lateralmente até encostar a orelha no ombro (ou até onde você conseguir, sem que haja dor). Tome cuidado para não levantar o ombro, ele precisa ficar relaxado para que o alongamento surta efeito. Repita 10 vezes pra cada lado.

Flexão do pescoçoDobre a cabeça para frente, encostando o queixo no peito. Mantenha aposição por 5 segundos e repita o movimento 10 vezes. Extensão do pescoço Leve a cabeça para trás, até que o queixo esteja apontando para o teto. Repita 10 vezes. Extensão do Trapézio Superior O músculo trapézio superior conecta o ombro à cabeça. Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
Alongamento Escaleno: Esse exercício alonga os músculos do pescoço que se ligam às costelas. Sente-se com a coluna ereta e entrelace uma mão na outra, atrás das costas. Abaixe o ombro esquerdo e dobre o pescoço para a direita. Mantenha por 20 segundos e retorne à posição inicial. Abaixe o ombro direito e dobre o pescoço para a esquerda até sentir alongar. Mantenha por 20 segundos e repita 3 vezes de cada lado. Por que uma massagem libera esta tensão? Os movimentos realizados pelo massagista fazem com que os músculos voltem a posição normal, daí a sensação de relaxamento. Algumas essências tornam este processo ainda mais eficiente, como é o caso da lavanda. Usar um óleo à base dela é garantia de tensão desfeita com facilidade. Por que tem gente que consegue estalar o pescoço? Pessoas que conseguem estalar o pescoço, normalmente, têm uma musculatura bem relaxada. Esse movimento, entretanto, pode tanto aliviar as tensões com agravá-las. O ideal é combinar o movimento à respiração correta. Respire fundo e segure o ar. Vá soltando devagar, enquanto estalar, evitando os movimentos bruscos. Na dúvida, procure um quiropata e peça uma orientação mais específica para estalar suas vértebras cervicais sem se machucar.
fonte: www.minhavida.com.br